20.9.10

Entrega de Si nos Trabalhos - O caminho do Gita (Parte 5)

Síntese da Yoga
Capítulo III
A Yoga dos Trabalhos Divinos: Entrega de Si nos trabalhos ― O Caminho do Gita.
Parte 5


Comentários
Nesse curto fragmento Sri Aurobindo descreve uma fórmula com algumas condições ideais do nosso esforço na Yoga.


[Condições para nosso esforço: para Viver, para Ser, para Agir]
Estas são as condições do nosso esforço e elas apontam para um ideal que pode ser expresso nestas ou em fórmulas equivalentes.

Para viver em Deus e não no ego; para se mover, imensamente estabelecido, não na pequena consciência egoísta, mas na consciência da Alma-Universal e no Transcendente.

Para ser perfeitamente igual em todos os acontecimentos e para todos os seres, e para ver e sentir-los uno consigo mesmo e uno com o Divino; para sentir tudo em si e tudo em Deus; sentir Deus em tudo, a si mesmo em tudo.

Para agir em Deus e não no ego. E aqui, em primeiro lugar, para não escolher uma ação por referência às necessidades pessoais e as normas, mas em obediência aos ditames da maior Verdade viva acima de nós. Em seguida, tão logo que estejamos suficientemente estabelecidos na consciência espiritual, não mais agiremos por nossa separada vontade ou movimento, mas permitindo mais e mais a ação acontecer e se desenvolver sob o impulso e orientação de uma Vontade divina que nos ultrapassa. E por último, o resultado do Supremo para ser exaltado em uma identidade no conhecimento, força, consciência, ação e alegria de existir com a Shakti(1) Divina; para sentir um movimento dinâmico, não dominado pelo desejo mortal, instinto vital e impulsivo e ilusório livre-arbítrio mental, mas luminosamente concebido e desenvolvido em um imortal deleite de si e um infinito conhecimento de si. Porque esta é a ação que vem por uma sujeição e fusão consciente do homem natural no Ser divino e do Espírito eterno; este é o Espírito que para sempre transcende e guia a Natureza deste mundo.


(1) Shakti: Poder, Força, ver glossário.



Retirado do livro: Synthesis of Yoga
Capítula: The Yoga of Divine Works: Self-Surrender in Works ― The Way of Gita.
pag. 101

Nenhum comentário: