Vida e Obra

Sri AurobindoBombaim, Janeiro 1908

Sri Aurobindo nasceu em Calcutá em 15 de Agosto de 1872. Aos sete anos de idade foi para a Inglaterra para ser educado. Lá estudou na St. Paul's School, Londres, e no King's College, Cambridge. Retornando à Índia em 1893, ele trabalhou nos próximos treze anos como professor no Colégio Baroda. Durante este período ele também se juntou a uma sociedade revolucionária, assumindo um papel de liderança na preparação secreta de uma revolta contra o governo britânico na Índia.

Em 1906, logo após a partição de Bengala, Sri Aurobindo deixou o cargo em Baroda e partiu para Calcutá, onde logo se tornou um dos líderes do movimento nacionalista. Ele foi o primeiro líder político na Índia a apresentar abertamente, em seu jornal Bande Mataram, a ideia de independência total para o país. Processado duas vezes por perturbação da ordem pública e uma vez por conspiração, sendo liberado por falta de provas.

Sri Aurobindo havia começado a prática de Yoga em 1905 em Baroda. Em 1908 ele teve a primeira de muitas realizações espirituais fundamentais. Em 1910 retirou-se da política e foi para Pondicherry, a fim de se dedicar inteiramente à sua vida espiritual interior e trabalho. Durante seus quarenta anos em Pondicherry, ele desenvolveu um novo método de prática espiritual, que chamou de Yoga Integral. Seu objetivo é uma realização espiritual que não só liberta a consciência do homem, mas também transforma a sua natureza. Em 1926, com a ajuda de sua colaboradora espiritual, a Mãe, ele fundou o Ashram Sri Aurobindo. Dentre seus muitos escritos estão The Divine Life, a The Synthesis of Yoga e Savitri. Sri Aurobindo deixou seu corpo em 05 de Dezembro de 1950.

>> trecho extraído do site www.sriaurobindoashram.org